A região de Algarve tem diversas praias que estão aptas para receber pessoas de diferentes lugares do mundo. As praias acessíveis já são populares e contam com equipamentos que são responsáveis por garantir a inclusão de todos ali.
A seguir, no Algarve-Accessible, confira as melhores praias acessíveis de Algarve.
Nós, do Algarve-Accessible, separamos as três melhores praias acessíveis de Algarve. Dá só uma olhadinha:
Praia da Rocha
Localizada em Portimão, a praia é famosa por sua extensa faixa de areia e a Fortaleza de Santa Catarina. Ela foi construída durante o século 17 a fim de garantir a defesa da barra do Rio Arade. Como o nome sugere, a praia é repleta de rochas à beira-mar. Está entre as mais belas de Algarve e uma das mais famosas de Portugal.
Praia Vale do Lobo
Uma das praias portuguesas mais procuradas pelas celebridades – Cristiano Ronaldo e David Beckham já estiveram por lá –, encontra-se em Loulé. A praia é circundada por um complexo turístico de qualidade, e a paisagem é realmente de tirar o fôlego. A estreita faixa de areia permite que o mar atinja a vegetação frequentemente, deixando as raízes expostas. Essa erosão causada pelo impacto da água gera formas peculiares na natureza.
Praia da Lota
Conhecida também como Praia do Alto ou Praia do Sítio do Alto, está situada na Vila Real de Santo António. É uma das praias que constitui a Baía de Monte Gordo. A extensa faixa de areia dourada combina perfeitamente com o azul cristalino das águas do mar.
O acesso à praia deve ser um direito a todos. Assim, evita-se a exclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cadeiras adaptadas, por exemplo, permitem que cadeirantes consigam entrar na água e aproveitar um dia quente e ensolarado. O lazer deve ser assegurado a todas as pessoas, em todos os lugares.
A inclusão social é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Dessa forma, é possível combater a segregação social e ainda tornar possível o acesso dos grupos mais vulneráveis a todos os ambientes.
O primeiro passo é apoiar os principais movimentos de inclusão social.
Como empreendedor, você pode ajudar a criar projetos que vão permitir que milhares de pessoas deficientes tenham acesso à praia pela primeira vez, por exemplo. Desenvolva hotéis e restaurantes que sejam acessíveis a todas as pessoas, incentivando o turismo das pessoas portadoras de necessidades especiais em diferentes lugares do mundo.
Você pode fazer parte de trabalhos de voluntariados para ajudar na inclusão desses grupos mais vulneráveis da melhor maneira possível.
Além disso, você pode colaborar com ações no dia a dia. Por exemplo, em passadeiras de cadeirantes, evite deixar objetos no meio do caminho que possam atrapalhar o fluxo de passagem.
Por fim, mas de longe o menos importante, é sempre válido sabermos como devemos lidar com as pessoas e suas restrições. Leia livros e artigos que ensinam sobre como deve ser o seu tratamento com pessoas que têm algum tipo de deficiência. Por exemplo, para pessoas com problemas visuais, evite fazer movimentos bruscos que podem assustá-las. Identifique-se sempre antes de oferecer qualquer auxílio.
Nessas horas, pequenas atitudes fazem toda diferença.